quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CAMPEÕES PARA SEMPRE


1 Coríntios 9.

24 Vocês não sabem que de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio.

25 Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

27 Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.

Introdução

Competições atléticas eram comuns no mundo grego. Havia os jogos Olímpicos, em Antenas e os Jogos Ístmicos, disputados de dois em dois anos em Corinto.

Cada jogador tinha que se submeter a um rigoroso treinamento durante dez meses. Quem se lembra daqueles jogadores? Os prêmios que eles ganharam não existem mais! O PRÊMIO dos Jogos Ístmicos era uma grinalda de pinho.

A Bíblia apresenta a vida espiritual como uma competição. O PRÉMIO: Uma coroa que dura para sempre!

Ilustração

O cristão precisa fazer todo o esforço possível para por em ação sua energia espiritual. Todos lutam por um prêmio. A coroa eterna.

A vitória espiritual é um

DESAFIO PERMANENTE

v. 24 “Corram de tal modo que alcancem o prêmio”

A vida cristã é um esforço sério. Não é um feito fácil. Nem todos conseguem.

Mateus 7.

21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’

23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!

“ALCANCEIS” = agarreis

1 Timóteo 6. 12

“Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas”

A vitória espiritual

PRECISA DE AUTO DISCIPLINA

v. 25 “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso”

Necessita de:

Disciplina

Hebreus 12. 11

“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados”.

Obediência às regras

2 Timóteo 2. 5

“Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”.

1 Coríntios 7. 19

“o que importa é obedecer aos mandamentos de Deus”

Treinamento

1 Timóteo 4. 8

“O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura”.

Determinação

Mateus 16. 24

“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

Fidelidade

Apocalipse 2. 10

“Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”.

Constância

Tiago 1.

6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor,

Vencer a si mesmo

v. 27 “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado”.

A vitória espiritual precisa de um

ALVO DEFINIDO

26 Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.

Conhecer o prêmio

v. 25 “mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre”.

Conhecer o treinador

2 Timóteo 1. 12

“Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia”.

Conhece o opositor

Efésios 6.12

“pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”.

Conclusão

Muitos campeões do PAN serão esquecidos. Muitos campeões serão vencidos em próximos jogos. As medalhas de campões terão um prazo de validade.

Na vida espiritual você é convidado a ganhar um prêmio que dura para sempre!