sábado, 15 de novembro de 2008

DÍZIMOS E OFERTAS:


DÍZIMOS E OFERTAS:
DANDO A DEUS O QUE É DE DEUS

Introdução: Jesus falou aos que o seguiam: “Não ajunteis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam, mas ajunteis para vós outros tesouros no céu... porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” ( Mt. 6:19-21 )
Muitos cristãos não aprovam o fato de se falar em dinheiro na Igreja. Eles ignoram o fato que este era um assunto levantado por Jesus com bastante freqüência. O Senhor falou 90 vezes sobre dinheiro. Dos 107 versículos que contêm o sermão da montanha, 2 referem-se á finanças. Dentre as 49 parábolas contadas por Cristo, 24 delas fazem menção ao dinheiro. A Igreja, não obstante ser o Corpo de Cristo, enquanto estiver nesta terra será também uma instituição, e, como tal, necessita de recursos financeiros para se manter e expandir o Reino de Deus.

Lucas 6:38. Que ordem Jesus nos dá neste texto, e qual a consequência de obedecermos?
I Timóteo 6:10. Qual é a raiz de todos os males?
Provérbios 3:9. Como podemos honrar ao Senhor?

A palavra dízimo significa a décima parte. Dar o dízimo é entregar ao Senhor 10 % de tudo que ganhamos. Já a oferta é uma expressão voluntária de gratidão a Deus. A oferta não possui um valor estipulado: “Cada um contribua segundo que tiver proposto no seu coração, não com tristeza ou por pesar, porque Deus ama a quem dá com alegria”. ( II Co 9:7 )


O Dízimo no Velho Testamento
O dízimo surgiu antes da lei. Abraão deu o dízimo ao rei de Salém voluntariamente, como reconhecimento de ser abençoado por Deus, tanto material quanto espiritualmente ( leia Gn. 14:18-20 ). O dízimo de Jacó foi semelhante ao de Abraão; Jacó tomou esta atitude após uma profunda experiência com Deus ( leia Gn 28:20-22 ). Posteriormente, o dízimo foi incorporado á lei de Moisés ( Lv 27:32 ). No livro do profeta Malaquias, encontramos a seguinte promessa a todos os que são dizimistas fiéis: “Trazei todos os ­­­­­­­Dízimos á casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênção sem medida”. ( Ml. 3:10 )


O Dízimo no Novo Testamento
Jesus não negou o dízimo. No sermão da Montanha Ele declarou: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, mas para cumprir” ( Mt. 5:17 ). Precisamos separar a Lei Moral da Lei Cerimonial. A Lei Cerimonial, que trata acerca dos costumes, vestuário e hábitos alimentares do povo de Israel, está restrita ao Velho Testamento, ou seja, não temos obrigação para com ela. Já a Lei Moral, que estabelece princípios eternos de Deus para o homem, essa continua vigorando. Os Dez Mandamentos, por exemplo, fazem parte da Lei Moral, que estabelece princípios eternos de Deus para o homem, essa continua vigorando. Os Dez Mandamentos, por exemplo, fazem parte da Lei Moral, e por isso são válidos até os dias de hoje. Deus é o dono o que temos, e reconhecemos essa propriedade divina expressando nossa fidelidade ao Senhor através do dízimo e das ofertas.

Vale lembrar que não existe nenhum mandamento específico de se entregar o dízimo no Novo Testamento, pelo simples fato de não haver necessidade. O dízimo era uma prática generalizada. Em Mt. 23:23, Jesus censura os fariseus por dizimarem as mínimas coisas, e esquecerem dos valores mais importantes que são a justiça, a misericórdia e a fé. Entretanto, a parte final do versículo diz “... devíeis, porém, fazer estas coisas ( dar o dízimo ), sem omitir aquelas (a justiça, misericórdia e a fé). Além disso, existe uma hierarquia demoníaca que atua em diversas áreas ( Ef. 6:12 ). Há um demônio devorador que age na vida financeira daqueles que não são fiéis ao Senhor no dízimo. O texto de Malaquias 3:11 diz: “por vossa causa ( eu ) repreenderei o devorador ... ” Não adianta orarmos expulsando este demônio. Quem repreende o devorador é o próprio Deus, em resposta á nossa fidelidade.

Jesus e o Dízimo
A seguir, veremos alguns fatos bíblicos e históricos acerca do posicionamento pessoal de Jesus quanto ao dízimo.
1- Jesus foi educado num piedoso lar judeu, e os judeus piedosos eram dizimistas. ( Lc. 2:52 ).
2- Como já dissemos anteriormente, Jesus não veio revogar a lei e os profetas, mas comprí-la. O dízimo é encontrado tanto na lei quanto nos profetas ( Mt. 5:17 )
3- Os inimigos de Jesus tentaram convencê-lo de que estava violando a lei, como, por exemplo, na questão da observância do sábado. Não é estranho eles nunca terem acusado Jesus de violar a lei do dízimo, caso Ele não a praticasse? (Lc. 6:1-2 )
4- O Talmude ( livro da Lei dos judeus ) proibia que um fariseu assentasse á mesa com outro fariseu não-dizimista. Os fariseus sentaram-se á mesa com Jesus ( Lc. 7:36 )

Finalizando, vemos que os valores do Reino de Deus são inversos aos valores do mundo. Para o mundo, quanto mais você ajuntar, mais você terá. Ao passo que Jesus falou: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” ( At. 20:35 ). E o apóstolo Paulo completa: “Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará”.
Precisamos reajustar o foco de nossa visão. Contribuir para a causa do Evangelho não deveria ser visto como uma obrigação, e sim como um privilégio. Há que se ter o entendimento que o rei Davi possuía: “Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também, na sinceridade do meu coração, dei voluntariamente todas estas coisas; acabo de ver com alegria que o teu povo se acha aqui, te faz ofertas voluntariamente. Por que quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Por que tudo vem de ti, e das tuas mãos do damos”. ( I Cr. 29:17 ).

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua Justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33 )