quarta-feira, 19 de novembro de 2008

QUE REI SOU EU?



Tema:
Reorganizando o Reinado de Nossas Vidas Texto:

I Reis 22

Josias é considerado um dos reis mais exemplares nas Escrituras. Mas quando ele assumiu o reino, tendo apenas oito anos de idade, tudo estava arruinado. O templo, o culto, o reino inteiro. Pecado, idolatria, opressão. Mas ele buscou a Deus e consertou seu Reino.

Como anda o reino de sua vida? Muitos estão a dizer:
1. A minha vida está desgovernada, desorientada, com áreas fora do lugar. Não consigo mais assumir o controle. O que fazer nesta situação?
2. A minha educação e o meu caráter não tem jeito, porque meus pais só me ensinaram isto. Não consigo superar o exemplo de meus pais.
3. Não consigo vencer as pressões do mundo, ser diferente, ser fiel e puro, não me contaminar com a cultura maligna e pecaminosa.
4. O que eu devo fazer para cumprir a vontade de Deus?

A primeira orientação que tiramos da vida de Josias é que ele assumiu suas responsabilidades. Ele era rei, e tinha que viver como tal. Decidiu por seguir o exemplo de Davi, e não de Manassés.
Precisamos assumir o controle de nossa vida. Quantas vezes não colocamos a culpa de nossos problemas para fora de nós? Não podemos culpar nossos pais nem nossa cultura. Precisamos decidir qual será a nossa referência (os modelos do mundo ou Jesus Cristo). Josias tinha só oito anos, e já tinha decidido servir a Deus!

A segunda orientação que tiramos da vida de Josias é a de que para organizarmos nossas vidas, precisamos redescobrir o valor da Palavra, das Escrituras.
A palavra de Deus estava esquecida, e por isto, tudo estava em desordem e pecado. Não havia discernimento do certo e do errado. Somente quando assumimos o desafio de estudarmos profundamente as Escrituras, é que conseguimos organizar nossas vidas, porque é através dela que conseguiremos discernir a direção correta para cada área de nossa vida.
O que você precisa, para empreender um estudo mais profundo das Escrituras?
Lembre-se de nossa Escola Bíblica Dominical, todo primeiro domingo do Mês.
Faça um plano de leitura bíblica anual. Procure conhecer a Vontade de Deus mais profundamente!

A terceira orientação que tiramos da vida de Josias, é que para organizarmos o reinado de nossa vida, precisamos remover o mal, de forma radical. Josias mandou remover:
Os ídolos. Quais são os seus ídolos? Aqueles valores contrários a Deus?
Os sacerdotes. São aqueles que nos influenciam ao pecado.
Que tipo de influências precisamos remover de nossas vidas, para que tudo volte a ter ordem, em nossa vida?

A quarta orientação que tiramos da vida de Josias, é que para organizarmos o reinado de nossa vida, precisamos restaurar o Templo e a Páscoa (23.21-23).
Restaurar o Templo e a Páscoa significa restaurar o relacionamento com Deus. A páscoa nos relembra o sangue dos cordeiros que os hebreus comeram, antes de sair do Egito. Era necessário manchar as portas e janelas. Ela significa restauração do relacionamento com Deus.
Esta é a quarta observação, mas deve ser nossa primeira atitude, se desejamos restaurar nossas vidas.
Como está o seu relacionamento com Deus? Restaurado? O que podemos fazer para melhorar nosso relacionamento com Deus? Como anda sua vida de oração? Você tem intimidade com Deus?

Conclusão:
Que tipo de Rei é você? Como anda o reinado de sua vida?
Que áreas precisam ser restauradas na sua vida?
Qual o lugar que a Palavra de Deus está tomando na sua Vida? Quais são as referências que você está usando como modelo para a sua vida?
Você é rei de sua vida. Deus nos cobrará contas dela. Mas ele está disposto a nos abençoar, para que nossa vida seja um Reino de acordo com a Sua Vontade. Amém.