domingo, 2 de novembro de 2008

NOSSA HISTÓRIA

(trecho do Sermão pregado pelo Rev. Israel, em ocasião ao 2° Aniversário da CPSETÚBAL em junho de 2008)

O estadista britânico Winston Churchill certa vez discursou: “Quanto mais longe você consegue olhar para trás, tão mais longe você está apto para ver à frente.” Esta é a nossa atitude nas comemorações do segundo aniversário como Congregação Presbiterial de Setúbal. Olhar para nossa história.O registro histórico

fala do nosso passado desafiando-nos ao futuro. Foi no ano de 2006. E a partir do que está registrado na história, lhe convido a refletir em alguns temas que são do passado anterior a nossa concepção. Temas que emergem do Senhor da história.

O primeiro fato que me chama atenção diz respeito ao propósito motivador do nosso surgimento: Adorar a Deus e pregar o Evangelho. Diferente a muitas igrejas pretensiosamente evangélicas que nascem em nossos dias, não nascemos para fazer proselitismo, não queremos pescar em aquário, mas queremos sim, alcançar pessoas que ainda desconhecem a graça salvadora de Deus em Cristo Jesus. O texto de Mateus que fundamentou o propósito de nossa igreja, quando ainda não existia, continua a fundamentar ainda hoje a nossa missão. Amados irmãos e irmãs caminhemos pelas veredas da Grande Comissão e assim caminharemos segundo a nossa herança histórica.

O segundo fato que me chama atenção fala do dinamismo do culto. Culto é a expressão de nossa devoção e submissão a Deus. Momento de contrição ereconhecimento de sua santidade e majestade sobre toda criação. Reconhecimento que deve ser vivido todos os dias de nossa vida.

Atitude que está para ser vivida com alegria, dinamismo e louvor. Não com medo, pavor ou desconfiança. Ou, como muitos em nossa dias o tornam, num momento de invocação de bênçãos desmedidas, tornando Deus um ser serviçal aos desejos mesquinhos do homem. Ou um momento de histeria coletiva. A IPSetúbal nos apresenta elementos de um culto centrado em Deus e não no ser humano.

O terceiro fato que merece nossa atenção refere-se a nossa identidade. Somos uma Igreja Presbiteriana. A nossa identidade está cravada na história cristã e da humanidade. Os nossos princípios e doutrinas são bíblicos. A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, Jesus Cristo é o nosso eixo hermenêutico. Ele é o clímax da revelação. Seguimos a pessoa de Jesus Cristo. A história cristã nos

legou a nossa identidade. Historicamente contribuímos com a liberdade, democracia e com o valor da vida humana. Não somos uma igreja confusa quanto ao que se crê. Sabemos no que nós cremos e não estamos atrás dos modismos de nossos dias. Não precisamos sacralizar estruturas e pessoas para sermos alguma coisa. A nossa identidade Presbiteriana nos firma perante a volubilidade dos evangélicos de nossos dias.

Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrinas e de princípios. Com o nome Presbiteriano já existimos desde 1612, o nosso berço foi a Inglaterra na Escócia. Em nossa terra natal aqui chegamos em 1859. Somos filha da Igreja Presbiteriana do Brasil que já possui 149 anos neste país.

Como a IPB caminhamos segundo os parâmetros históricos da Palavra de Deus.

Os três destaques que apresentamos nesta pastoral são marcas históricas e não podemos perdê-las de vista. Até que Jesus Cristo volte, ano a ano, comemoraremos com alegria as muitas bênçãos, lutas e desafios encontrados por seguirmos o único Senhor e Salvador que se pode encontrar. É nesta direção que precisamos continuar seguindo para honra e glória de Deus. A direção na saúde da fé e dos relacionamentos.

A todos e todas que são da Igreja Presbiteriana de Setúbal, meus Parabéns, por mais um ano de existência como agência de Deus para transformação do mundo.

Rev.Israel Francisco de Araújo