quarta-feira, 19 de novembro de 2008

SANTA CEIA DO SENHOR


A SANTA CEIA DO SENHOR
Mt 26.16-30; I Co 11.23-31,

A forma como Paulo explica aos coríntios o significado e a ordem da Santa Ceia do Senhor, é digna de considerar-se cada vez que se celebra este ato e Ordenança Divina.


INTRODUÇÃO
A forma como Paulo explica aos coríntios o significado e a ordem da Santa Ceia do Senhor, é digna de considerar-se cada vez que se celebra este ato e Ordenança Divina. Consideremos o que Paulo ensina.

I. “ EU RECEBÍ DO SENHOR....” – ( v. 23 ).
1. O Apóstolo Paulo havia sido instruído diretamente pelo Senhor no que concerne à Santa Ceia do Senhor.
2. GÁLATAS 1. 1 e 2 diz; “ Mas os faço saber, irmãos, que o Evangelho anunciado por mim, não é segundo homem, pois eu nem o recebi nem o aprendi de homem algum, mas por revelação de Jesus Cristo “.
3. O Senhor Jesus Cristo explicou aos Apóstolos o significado da Santa Ceia do Senhor na noite em que foi traído, porém, a Paulo, o explicou por revelação.

II. “..NA NOITE EM QUE FOI TRAÍDO...” – ( v.23).
1. Nos versículos anteriores o Apóstolos Paulo havia estado repreendendo aos coríntios pelas desordens em uma noite da Ceia do Senhor, (v. 17-22).
2. Que contraste! Cometiam estas desordens em uma noite que se suponha comemorar a traição e juízo do Senhor.

III. “...ESTE É O MEU CORPO QUE POR VÓS É PARTIDO...” – ( v.24).
1. Todo este sofrimento era em cumprimento à Isaías 53. 5 “ Mas Ele foi ferido pelas nossas rebeliões (transgressões), e moído pelos nossos pecados (iniqüidades)...”.
2. JOÃO BATISTA predisse o sofrimento de Cristo, quando exclamou: “ Eis aqui o Cordeiro de Deus, que quita ( tira) o pecado do mundo “ – (Jo 1.29).

IV. “...ESTE CÁLICE É O NOVO TESTAMENTO (ALIANÇA) NO MEU SANGUE...” (V. 25).
1. Quando Deus fez o pacto com o povo de Israel, comprometendo-se a ser como um Pai para eles, Moisés sacrificou um Cordeiro de cujo sangue passou no povo, dizendo: “ Eis aqui o sangue do pacto que Jeová tem feito convosco...” (Ex 24.8).
2. Segundo JEREMIAS 31.31-33, Israel, com sua desobediência, invalidou o pacto; DEUS, então, prometeu fazer um NOVO PACTO.
3. Este NOVO PACTO é SUPERIOR ao Antigo: “ Mas agora alcançou Ele ministério tanto mais excelente, quanto é Mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas “, Hebreus 8.6.
4. HEBREUS 7.22, diz; “ Portanto, Jesus é feito fiador de um melhor pacto (concerto) - (17-28).
1- Melhor – Porque o Sacerdote não foi Moisés – Mas Cristo.
2- Melhor – Porque não foi Ratificado com Sangue de animais,
cordeiro – Mas PELO SANGUE DE CRISTO.
3- Melhor – Porque não foi para o benefício exclusivo de uma
Nação – Mas para o Mundo Inteiro.
4- Melhor – Porque é ETERNO e não temporal, como o pacto
sinaítico.

V. “... NA MORTE DO SENHOR ANUNCIAIS...” – ( v. 26).
1. A Santa Ceia do Senhor é uma recordação – Memória da humilhação e dos sofrimentos de Cristo.
2. O Crente deve participar da Santa Ceia do Senhor com disposição de identificar-se com a humilhação de Cristo.
3. Quem toma a Ceia do Senhor deve ter a disposição de morrer para si mesmo, para que Cristo viva nele, (Gl 2.20).
4. Quem participa da Santa Ceia do Senhor deve faze-lo com júbilo de alegria .

VI. BENEFÍCIOS DA SANTA CEIA DO SENHOR
1- É uma ordenança divina – Obediência.
2- É feita em memória do Senhor – Lembrança.
3- É uma forma de anunciar a Vida de Jesus – Evangelho.
4- Participamos do sofrimento e humilhação de Cristo.
5- Sentimos, também, Sua liberdade, glória, alegria e Paz.
6- Vivemos e anunciamos a volta do Senhor, até que venha.
7- Celebramos com júbilo, louvando, exaltando e adorando ao
Senhor pela sua presença neste momento.

No texto citado, Paulo lamenta a forma leviana como a igreja de Corinto participava da ceia do Senhor. O que deveria ser comunhão em torno da mesa, tornara-se divisão do corpo de Cristo... "Nisto, porém que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior”, diz o verso dezessete. O que Paulo observa é que o partidarismo daquela comunidade havia chegado até a partilha do pão e cálice e, enxerga nisso, um enorme prejuízo para o significado daquele momento e a saúde do corpo de Cristo.


Baseando-se, então, na revelação do Senhor (verso 23), mostra a importância da celebração eucarística para o mundo, como uma declaração pública de que a morte de Cristo não poderia cair no esquecimento, daí a riqueza da mediação simbólica do pão e do cálice: “Isto é o meu corpo”, “Este cálice é a nova aliança no meu sangue”. Esta celebração existe como testemunho do que Jesus realizou na vida humana!



Mas, também anuncia a vinda de Cristo e a conseqüente efetivação do Reino de Deus em sua plenitude. Diz o verso 26: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”. Participa-se da mesa, como o texto sugere, com uma enorme esperança de que haverá um banquete novo, ministrado pelo Cristo glorioso.



Por conta da importância dada à Ceia é que o apóstolo critica a participação daqueles irmãos em torno dos elementos ministrados, por isso, nesse sentido, não caberia qualquer louvor/elogio (I Co 11:20-22). Exorta sobre a possibilidade de participação na ceia de forma indigna, leviana. Os elementos, pão e vinho, não possuem valor em si mesmos, mas o significado(sentido) que eles carregam podem ser profanados e, agindo assim, profanamos o próprio Cristo e a obra dEle em nossa vida. Ao reduzir essa significação da ceia em nosso imaginário cristão, o que poderia ser bênção, torna-se condenação: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor”, trazendo sobre si mesmo juízo e, conseqüentes enfermidades em todo o corpo de Cristo... "Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem”.


Munidos dessas informações, compreende-se o exame requerido pelo apóstolo no verso 28. Essa reflexão é primeiramente racional, mas não se pode prescindir do uso de todos os sentidos. Todos os atos desse maravilhoso momento devem ser feitos para lembrar o que Cristo fez, faz e continuará fazendo em nossa vida. Mas, lembre-se: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão e beba do cálice”. O exame deve ser feito para a participação na mesa.

CONCLUSÃO
Duas coisas são importantes concernentes à Santa Ceia do Senhor, elas são; ENTENDER MUITO BEM O SEU SIGNIFICADO e PARTICIPAR COM A ATITUDE CERTA E DEVIDA. Sabendo que as Duas Ordenanças do Senhor são: O Batismo e a Santa Ceia do Senhor. Não é uma opção! É uma ordenança! Somos batizados? Então, com que atitude tomamos a Santa Ceia do Senhor? Certamente dizendo “ MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS!”.