segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LÁGRIMAS


Apocalipse 21-4 .E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.


Não são poucos os momentos em que passamos por dificuldades. Nem também são raras as situações difíceis e desesperadoras. Ouvimos nesses momentos que devemos continuar seguir em frente, que não devemos parar de lutar e tudo mais. Mas só quem está enfrentando a difícil situação é que sabe da dificuldade que é passar pelo problema.

Quem está de fora não consegue entender, acha até que é exagero por parte da pessoa. Vê a pessoa cabisbaixa, triste por algum problema e, diz que isso já passou é hora de levantar a cabeça e seguir em frente.

Concordo plenamente, não podemos ficar sofrendo infinitamente por um problema que já passou. Só para nível de ilustração, quero usar um relacionamento que se acabou. Evidentemente a parte que amava de verdade sofrerá bem mais do que aquela que terminou o relacionamento. A dor é muito grande, a todo momento se pensa na pessoa que se partiu, se pensa nos bons momentos que tiveram juntos e tudo mais. Porém, a outra parte está seguindo a vida dela, muitas das vezes já se encontra com outra pessoa, já está bem, claro que isso levando em conta que a outra parte terminou o relacionamento, então não há grande sofrimento. Porém, você também deve continuar, seguir em frente mas quando vier esses momentos que você lembrar e assim ficar triste, de vazão ao seu choro. O choro é que lava a alma dos acontecimentos tristes, o chora é o clamor da alma angustiada, da alma ferida, que clama por ajuda. E o melhor é que Deus ele sempre ouve o clamor da alma aflita, Deus sempre mandará a benção para os seus filhos que derramam as sua lágrimas diante dele.

A bíblia tem inúmeros exemplos de pessoa que derramaram as sua lágrimas diante de Deus e foram atendidas por Ele, vejamos:

2 Reis 20:5

Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.

Jeremias 31:16

Assim diz o SENHOR: Reprime a tua voz de choro, e as lágrimas de teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR, ...

Apocalipse 7:17

Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Apocalipse 21:4

E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.,

Jeremias 31:9

Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel, ...

Então quando sentir vontade, procure um lugar a sós e deixe que sua alma fale com Deus, não precisa pronunciar palavras, não precisa ser uma oração inteligível, só precisa que você esteja na presença de Deus.

Talvez você pense, mas até quando estarei chorando, até quando sofrerei? Ai que vem o grande consolo, o nosso choro não durará para sempre, ele, como disse o salmista Davi, pode durar uma noite, mas a alegria vem pelo amanhã.

Salmos 30:5

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

A

Há de chegar um momento em que você receberá de Deus a sua grande vitória, você irá alcançar aquilo que você tanto espera. Esse sofrimento, essa angústia com toda certeza passará, você não ficará para sempre preso à lembrança do passado, você bem sabe que ele já passou, não mais voltará para te fazer sofrer. Agora o que devemos pensar é no futuro, um futuro brilhante que nos espera. Pois Salmos 126:5 Os que semeiam em lágrimas cegarão com alegria. Você está regando a terra para colher os frutos, mesmo que a regue com as lágrimas, você verá no final de tudo isto que, valeu a pena, pois a benção que Deus reservou é muito maior que você esperava.

Há de chegar um dia em que nós nunca mais choraremos. Oh, quão difícil é passarmos por momentos de tristeza, por momentos de lutas que nos fazem chorar. Como é difícil sermos humilhados, abandonados ou rejeitados, são tantos sentimentos que nos fazem chorar, são tantas situações que nos fazem ficarmos tristes, que nos trazem a alma um sentimento de pesar e dor. Mas chegará um dia que o próprio Deus enxugará o nosso pranto, que ele mesmo dirá, filho, filha não chores mais.

Ao pensar sobre isso eu me lembro da passagem de ressurreição de Jesus. Maria tristemente chora por supostamente terem levado o corpo do mestre. Ela está angustiada, pois haviam seqüestrado o corpo do seu senhor. E agora, onde colocaram o corpo. Olha que tristeza, não bastasse ter perdido o mestre, agora ainda tinham roubado o seu corpo também? Meu Deus, que dor, como devia estar a alma de Maria? Ele pergunta mulher porque choras? Ele estava dizendo eu estou aqui, você não precisa mais chorar, a mesma coisa aconteceu com o filho da viúva de Naim, a mulher perdeu o seu único filho, pois agora viúva e sem um filho homem, o que seria daquela mulher. Mas graças a Deus que Jesus passava naquele lugar, ele estava ali bem perto e a mulher se derramava em lágrimas, já tinha ido embora a sua esperança, já tinha acabado a alegria, ela estava com a alma angustiada até a morte. Mas quando Jesus viu aquela mulher, nos diz a sua palavra que ele se moveu em íntima compaixão. Quando nós derramamos as nossas lágrimas diante do Deus vivo, ele se move em compaixão por nós, ele não consegue se manter indiferente ao nosso sofrer, ele simplesmente não nos ignora, ou deixa pra resolver o nosso problema depois, não, ele se move para nos abençoar, para nos ajudar, e é nestes momentos que o nosso choro chega ao fim e recebemos de novo a alegria de viver.

Mas haverá um dia que nunca mais choraremos, pois estaremos na presença do próprio Deus. Que ele nos abençoe.