sábado, 22 de novembro de 2008

LIBERDADE CRISTÃ


Definição da palavra liberdade:

Liberdade significa capacidade e a oportunidade de ter uma genuína escolha livre. Entretanto esta escolha não deve ser somente entre poderes ou forças externas, mas deve envolver o íntimo da própria pessoa. No sentido espiritual da palavra, liberdade é o fato de Cristo liberta o redimido pelo seu sangue, para que ele não seja mais escravo do pecado, e sim, servo do Deus vivo. O redimido tem agora liberdade em Cristo Jesus, não depende da Lei e sim, da graça de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

A liberdade em Cristo, por meio do Evangelho, garantiu a liberdade da pena do pecado, da condenação e do cativeiro de Satanás:
Sabemos que a nossa dívida como ofensores é eterna, é impagável por qualquer ser humano. Não podemos garantir vida eterna, um homem pelo homem, pecador por pecador. Por isso, só um Deus santo e imaculado é que pode pagar a dívida de outro pecador. Tem que ser alguém sem débito, sem mancha para cumprir a Lei de maneira perfeita para que os eleitos recebam a liberdade da pena. Então, o que Deus faz? Ele faz a chamada expiação vicária: o fiador assume as responsabilidades legais daqueles que são pecadores, daqueles que são transgressores da Lei. Esta expiação é apresentada pela parte ofendida. Aqui Deus é quem apresenta o sacrifício, ou seja, dá-se em resgate de pecadores. Deus é misericordioso, ele aplica a sua justiça vicariamente. Então, com aqueles que ele é misericordioso, ele puni vicariamente, ou seja, por substituição. Deus manda Jesus em nosso lugar para pagar a pena que era contra nós. (Cédula de dívida conforme Paulo observa em Col. 2:14) O que acontece na expiação vicária? Deus realiza vicariamente o perdão do seu povo escolhido, só que perdão exige um pagamento, pois, perdão não é sinônimo de anistia que é esquecer-se da dívida. Não, não, Deus é justo e ele tem que punir o pecado mesmo perdoando o pecador. Então, o que ele faz? Ele manda o seu próprio Filho à cruz para satisfazer a sua justiça em punir o pecado do seu povo. Ou seja, na cruz do calvário, Jesus é punido em nosso lugar. Paulo mostra claramente isto lá em II Cor. 5:14-21: "Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Por isso daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos desse modo. Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação; pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus". Daí, por meio desta pena pega e não da culpa como está observado no Cap. XX, pg. 105 da Confissão de Fé, temos a garantia da liberdade em Cristo Jesus. E não somos mais condenados, pois, a cédula que era contra nós, Jesus a cancelou na cruz do calvário. E por causa desta liberdade não somos mais escravos do diabo, e sim, filhos, herdeiros, co-herdeiros com Cristo Jesus. Louvado seja o nome do Senhor por tão grande liberdade concedida a nós povo de Deus!!!

A liberdade em Cristo dá-nos uma consciência santa e pura para cumprirmos a Palavra de Deus na vida cristã diária:
Pedro diz no cap. 1:15 e 16: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo". Pedro nestes versos apresenta o modelo da santidade. O modelo para termos uma consciência pura e santa. Deus é o verdadeiro modelo da santidade para a vida de uma pessoa. Aqui há um contraste quando Pedro usa a conjunção "mas, ao contrário, não isso mas aquilo. Pedro está dizendo que não é para os crentes terem uma vida porca, suja, ao contrário, é para terem uma vida santa, pura, reta diante de Deus que é o grande modelo para a santidade. E esta diferença só acontece quando o Espírito Santo realiza ou concretiza a nossa chamada, ou seja, a regeneração. Pois, sem a regeneração no coração seria impossível sermos santos, ou tornados santos em Cristo Jesus. Claro que não somos iguais a Deus em santidade, pois, ela em Deus é incomparável. Deus não pode ser o que é sem ser santo. A nossa santidade tem a ver com a maneira que vivemos, a nossa vida moral, no procedimento, na conduta, no caráter geral da vida diária. Pedro diz: "Sede santos porque eu sou santo". Esta citação é do AT. Lev . 19:2, em que Deus exigia do seu povo santidade total.

Aplicação:


Irmãos, o mínimo que Deus espera de nós é a santidade. A santidade é uma característica singular para seguirmos a carreira cristã. A santidade é um processo do nosso dia a dia. A medida que desenvolvemo-nos diante das coisas de Deus, tornamo-nos pessoas mais próximas do Pai e mais longe das coisas terrenas. O ser santo aqui não quer dizer que seremos pessoas sem nenhum pecado como foi o nosso mestre. Ser santo aqui é estar completamente dotado, totalmente desenvolvido para as coisas espirituais, é estar inteiramente relacionado com o Senhor Deus, é amá-lo profundamente com toda a nossa vida. Interessante avaliarmos a questão de santidade na vida do sumo-sacerdote de Israel. Ele tinha que dar grande ênfase à santidade diante de Deus. Havia uma coroa de ouro que se chamava "A Coroa da Santidade”, numa lâmina de ouro na coroa tinha gravado a seguinte frase: SANTIDADE AO SENHOR.

Própria mente, de que Deus exigia santidade total do sumo sacerdote. Pedro disse: "Vós sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo...". (I Pe. 2:5) Em I Pe 2:9 ele diz: "Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz". Em I Pe 3:5 ele diz: "Antes santificai a Cristo em vossos corações...". Há uma frase do Dr. J. I. Packer no seu Livro: "Na Dinâmica do Espírito" que deve nos levar a uma grande reflexão: "A maior necessidade do mundo é a santidade pessoal do povo que se diz cristão".

Irmãos, que reflitamos sobre isto e peçamos ao Senhor para que derrame a graça de vivermos na presença dele louvando-o pela liberdade nele e pela capacidade que ele da-nos de viver numa maneira santa e irrepreensível, amém!!!