domingo, 23 de novembro de 2008

SEMEANDO


SEMEANDO


Texto: “...Tudo que o homem semear, isso também ceifará..”. (Gálatas 6:7)

Um agricultor tem a opção do plantio, mas uma vez semeada a semente, ele não terá a opção da colheita. Bem ou mal, ele irá colher. Assim também é na nossa vida. Muitos querem fazer o que lhes dá na cabeça, no entanto se esquecem que existem conseqüências em tudo o que fazemos, ou deixamos de fazer. Semeaduras diferentes e em terrenos diferentes produzem frutos diferentes.
O apóstolo Paulo fala de dois tipos de terreno onde podemos plantar:
O terreno da carne. “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição...” (Gálatas 6. 8a) O que significa semear para a carne? Podemos analisar a árvore pelo fruto. Jesus disse: “Pelos frutos os conhecereis.”(Mateus 7. 16) Cultivar os maus pensamentos, ou amadurecer idéias pecaminosas é o mesmo que semear na carne, os resultados certamente virão, quer queiramos ou não. Essa coisas ruins precisam ser levadas à cruz de Cristo (Gálatas 5.24). Pessoas que agem assim não caminham em vitória, estão sempre inconstantes; não alcançam a santidade, e tão pouco a vida abundante que Jesus prometeu. Por semearem na carne não conseguem crescer na sua vida espiritual com Deus e também não têm autoridade do Espírito para falar de Jesus, pois os que semeiam na carne "colhem corrupção"
O terreno do Espírito. “...mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6. 8b) Quando buscamos o Senhor exercitando os sentidos do nosso espírito, pensando e agindo sob a orientação divina semeamos no terreno do Espírito. Como resultado desta semeadura colhemos as virtudes cristãs (Gálatas 5.22), pois vivemos em Cristo e os que estão nEle "não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8.1,4). Não temos mais compromissos com as coisas do mundo, pois decidimos de uma vez para sempre viver para Cristo (Colossenses 3.3-5). O Espírito Santo produz vida (Romanos 8.6; Gálatas 5.16,25).
Qual é o tipo de semente que decidimos semear? É muito importante que estejamos decidindo qual é o tipo de semente que queremos semear, porque isto implicará necessariamente no tipo de fruto que iremos colher. - Se você plantar arroz, vai colher arroz! - Se você plantar trigo, vai colher trigo! - Se plantar batata, colherá batata também! - Se plantar ódio, vai nascer ódio! - Se plantar ressentimento, irá colher ressentimento! - Se plantar amor, colherá amor! A lógica diz que você colherá da mesma espécie de semente que plantou. “E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.” (I Coríntios 15: 37) Pensando assim podemos chegar a conclusão de que nós decidimos o que queremos colher. E ainda mais; temos que nos ater ao fato que, nunca colheremos algo que não plantamos. Se eu planto uma semente de determinada espécie não nascerá fruto de outra. Pode ser que demore um pouco nascer o que plantei, mas a Palavra diz que iremos colher.

No versículo 8, semear para a carne é semear tendo em vista o propósito da carne, realizando o que ela cobiça, enquanto semear para o Espírito é ter o Espírito como alvo e realizar o que Ele deseja. Semear para a carne resulta em corrupção, mas semear para o Espírito resulta em vida eterna.

“...E não nos cansemos de fazer o bem, pois a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido... - (Gálatas 6:9).

”Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça.” (II Coríntios 9:10).

Qual a quantidade de semente que iremos semear? E digo isto: que o que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia muito, muito também ceifará. (II Coríntios 9:6) Imagine um agricultor que em vez de plantar feijão resolve comer tudo que deveria ser plantado. Vai chegar uma hora em que não terá mais o que comer.Um agricultor prudente irá separar parte para o seu próprio consumo e parte para o plantio. Se ele tiver cem sacas e separar dez para consumir e 90 para plantar ele irá ter o suficiente para comer por muito tempo até que a lavoura produza o fruto que plantou. Fazendo assim terá muito mais do que tinha antes de plantar. A medida em que semeamos é a medida em que iremos colher.
Uma pessoa generosa irá colher em abundância. Por outro lado se você gastar tudo irá ficar sem nada. Você irá colher na proporção em que plantar. Gastar e plantar são duas decisões distintas. O conselho bíblico é primeiro plante muito, para depois ter o que gastar.
Jesus a divina semente. “O princípio da Lei da Semeadura é totalmente Bíblico como já vimos até aqui, e uma prova prática disso é que o próprio Deus a utiliza para resgatar seus filhos. Através de uma única semente, porém de muita qualidade (Jesus Cristo), plantada na cruz do calvário, O senhor obtém uma grande colheita de almas que eu e você fazemos parte. Diz a palavra de Deus que o Senhor olhando do céu para a terra não viu nenhuma semente que fosse perfeita, então ao ver em Jesus essa semente, a plantou. Somos a colheita de Deus, por isso temos que nos parecer com Jesus. Ser bom Pai, ser boa mãe, ser bom irmão, ser bom membro, bom pastor, bom funcionário, bom patrão, enfim, como frutos do Senhor Jesus, temos que nos parecer com ele. (Mateus 13:37-38)...O que semeia a boa semente é o filho do homem. O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do reino...”.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna”

(Gl 6:7-9)

A questão de semear, abordada por Paulo em 6:7-9, é bastante misteriosa. Que semeamos e com que propósito o fazemos? Na verdade, precisamos ver que o semear abrange a totalidade da nossa vida cristã.

No versículo 8, semear para a carne é semear tendo em vista o propósito da carne, realizando o que ela cobiça, enquanto semear para o Espírito é ter o Espírito como alvo e realizar o que Ele deseja. Semear para a carne resulta em corrupção, mas semear para o Espírito resulta em vida eterna.

Aplicação prática.
O que necessitamos entender é que tanto a semente quanto o frutificar, tudo vem de Deus. (II Coríntios 9:6,10.) O que fazemos é entregar pela fé “àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” (Efésios 3. 20)
- Onde você tem plantado, na carne ou no espírito?
- O que você tem plantado?
- O que você tem colhido?
- Você tem plantado ou você só tem consumido?

Tudo o que fazemos é um tipo de semear, quer seja para a carne ou para o Espírito. Onde quer que estejamos e no que quer que façamos há o nosso semear. Semeamos no trabalho e semeamos na escola. Os presbíteros semeiam enquanto cuidam da igreja, e os que ministram a Palavra semeiam ao ministrar. Maridos e esposas estão constantemente semeando na vida conjugal, e os pais semeiam na sua vida familiar. Dia após dia, todos estamos semeando.

Sementes são pequeninas. Podemos considerar certas coisas minúsculas demais – apenas uma pequena fofoca ou uma pequena crítica, mais tais coisas são sementes que semeamos para dentro dos outros.

Sempre ceifaremos o que semeamos. Se semearmos para a carne, da carne ceifaremos a corrupção; se semearmos para o Espírito, do Espírito colheremos a vida eterna.
Não desprezemos pequenas ações, palavrinhas ou sentimentos. Sementes são pequenas, mas a ceifa final é imensa. Devemos ser fortes para evitar qualquer mínimo semear para a carne. Do lado positivo, sejamos pacientes em fazer o bem. Jamais desfaleçamos. A semente é garantia da ceifa. O importante, apenas, é não desfalecermos.

Que o Senhor nos conceda sabedoria no nosso dia a dia para semearmos a semente certa!