sábado, 15 de novembro de 2008

NASCIDOS PARA MULTIPLICAR


“Tu Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme porque ele confia em Ti” Is.26:3


Todas as coisas na natureza têm propósito. A vida do cristão também tem propósito. O propósito último do cristão é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Todavia, o cristão é sal e luz do mundo, como disse Jesus aos seus discípulos. Na função de sal e luz ele deve juntar todos os esforços para multiplicar o número dos seguidores de Cristo. Vejamos algumas atitudes que ajudam a multiplicar o número de cristãos.


A necessidade de ter a Palavra no coração. O salmista disse: “Guardo no coração a tua Palavra para não pecar contra Ti” Sl.119:11. Quando a pessoa está com a Palavra no coração ela fala do que está cheio. Não há como testificar a não ser pela Palavra. É a Palavra de Deus que dá segurança ao crente de que ele está nos braços do Pai celestial e que nada poderá tirar de lá. Jesus disse: “ eu lhes dou a vida eterna e ninguém as arrebatará das minhas mãos” Jo.10:28.


A Palavra de Deus é como espada de dois gumes que penetra no mais íntimo da alma humana descobrindo os segredos do coração. Jesus disse que: “em verdade em verdade vos digo, quem ouve a minha Palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” Jo.5:24. É preciso ter a Palavra de Deus no coração para falar dela a qualquer momento.


Em segundo lugar, procurar Deus nas grandes coisas. Jesus fala da oração que o cristão deve fazer constantemente. Ele diz: pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Ele encerra dizendo que Deus vai dar muito mais do que pedimos. Em Jeremias 33:3 é Deus dizendo: “Clama a mim e te responderei, anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes.”


A história de missões da Igreja mostra quantas coisas grandes Deus fez por homens que se colocaram na “brecha”, ou seja, se colocaram em oração a favor de povos e nações. Livingstone foi à África e realizou uma grande obra naquele continente. Judson Taylor foi à Índia e depois à Burma ocasião em que traduziu as Sagradas Escrituras para aqueles dialetos e muitos outros que se multiplicaram, pois buscaram Deus nas grandes coisas. Dawson Trotman, grande intercessor e homem de Deus no passado orava com seu companheiro mais de três horas por dia em favor de conversões de pessoas. Dizia ele: “ as vezes receio de pedir a Deus uma alma porque eu sei que isto me impele a alcançá-la”.


Muitas vezes os objetivos não são alcançados pela falta de comunhão com Deus. Há preguiça, vergonha e comodismo por parte dos cristãos em comunicar o Evangelho da graça às pessoas. Em outros casos há pecado mesmo. Satanás o inimigo número um do cristão quer impedir que haja multiplicação de novos cristãos, até permite que muitos programas sejam feitos, muitas realizações, mas o alvo dele é que não haja multiplicação.


O cristão nasceu para multiplicar. O apóstolo Paulo é um exemplo assim. Ele tinha essa convicção e por isso obedeceu ao Espírito Santo em suas viagens missionárias. Falou de Cristo para Lídia, à beira do rio num sábado à tarde; libertou uma escrava possuída do demônio, que dava lucro aos seus senhores e depois falou de Cristo ao carcereiro que cuidava dele e Silas na prisão.